Vamos falar um pouquinho sobre algumas mudanças no organismo durante o período de gestação. Independente do número de gestações, o corpo reage de formas diferentes a cada uma delas.

Se a mulher estiver grávida de gêmeos, terá mais quantidade de placenta se formando, e consequentemente terá o hormônio em maior quantidade também, com isso podendo ter mais enjoo ( lembrando porém, que isso não é uma regra)
IMPORTANTE: O PRÉ NATAL É EXTREMAMENTE IMPORTANTE PARA MÃE E O BEBÊ. PORTANTO PROCURE UM OBSTETRA.
Na gravidez comum a contagem começa a partir do primeiro dia da última menstruação até 40 semanas em média, não sendo uma regra, sendo que de 38 a 42 semanas o bebê é considerado a termo. A data provável do parto (DPP) é apenas uma estimativa, podendo o parto ocorrer entre duas semanas antes até duas semanas depois a data prevista.
– Exemplo1 : SE A DUM FOR JAN/FEV/MARÇO
DUM: 15/03/2014
somar 7 ao dia 15 = 22
E somar 9 ao mês 3 = 12
DPP= 22/12/2014
– Exemplo 2 : se a DUM for com o dia mais para o final do mês ( mantendo Jan/Fev/Março)
DUM: 26/03/2014
Somar 7 ao dia 26 = 33
Somar 9 ao mês 3 = 12
Como Dezembro tem 31 dias, então 33-31=2 , assim virar o mês e o ano também DPP= 02/01/2015
– Exemplo 3 : Se a DUM for de Abril a Dezembro
DUM: 07/06/2014
Somar 7 ao dia 7 = 14
Já o mês 06 será subtraído por -3, então 06 – 03 = 03
E acrescentar mais 1 , então 2014 + 01 = 2015
DPP= 14/03/2015
Principais Hormônios durante a gestação
– Progesterona: O seu principal papel é relaxar a musculatura do útero, crescimento das mamas, aumento no tamanho da vagina desenvolvendo assim os grandes e pequenos lábios, aumento da pelve para facilitar a passagem do bebê na hora do parto, além de participar na mamogênese.
– Hcg: tem papel fundamental no início da gestação, pois a placenta não consegue produzir progesterona e estrogênio suficiente para o desenvolvimento do feto, cabendo ao Hcg essa função.
– Estrogênio: se encarrega pela função de promover o aumento na elasticidade da parede do útero e do canal cervical, participa no metabolismo do ácido fólico e na mamogênese.
– Hpl: sua principal função é no processo de iniciação de produção do leite, conhecida como lactogênese
– Somatomamotropina coriônica humana: participa na nutrição adequada do feto e também tem a função de ajudar em seu crescimento.
Cada um desses hormônios tem sua função e importância durante a gestação, por isso, é necessário mantê-los nos seus níveis adequados e assim a mãe e o bebê se sentirão bem durante toda a gravidez e pós parto.
Arquivado em: Corpo Humano, Hormônios, Sexualid)
O que pode estimular os enjoos?
Ansiedade, stress, cansaço, ficar muitas horas sem se alimentar ou até mesmo comer em excesso.
Como aliviar esses sintomas:
ANTI EMÉTICOS ( remédios para enjoo) APENAS PRESCRITO PELO SEU OBSTETRA; Alimentar-se adequadamente, de preferência a cada 3 horas alimentos leves e saudáveis , hidratar-se também é extremamente importante, porém para quem tem enjoos frequentes pode trabalhar ( incluir) também com a ingesta de alimentos ricos em água, como sucos, sopas, vitaminas.
Os enjoos tendem a diminuir ou desaparecer por volta das 12 a 14 semanas de gestação;
Azia e má digestão:
Para as gestantes que estão sofrendo de queimação ( azia ) e ou refluxo principalmente ao final do segundo trimestre de gestação :
Evite o café em excesso, achocolatados, refrigerantes, frituras, pães e massas em excesso , carnes processadas(salsichas, bacon, mortadela, entre outros.), alimentos quentes e muito condimentados, apimentados. Alimentos cítricos são ricos em Vitam C, porém evite o consumo antes de se deitar e nos dias de incômodos digestivos. Se possível, elimine de sua dieta os alimentos que causam esse incômodo;
Evite o consumo de alimentos pesados ( de difícil digestão) ou ricos em água muito perto da hora de deitar-se;
Não fumar;
Dormir com a cabeceira elevada em mais ou menos 15 cm também ajuda;
Evite roupas que apertem o abdome e a cintura;
Evite ingerir líquidos durante as refeições;
Diminua as porções e se alimente várias vezes ao dia, de preferência a cada 3 horas, alimentos leves, mais pastosos e saudáveis;
Não beba líquidos junto às refeições;
Procure caminhar um pouco após o almoço e/ou jantar para ajudar na digestão;
Se ainda assim continuar com os incômodos digestivos, peça ao seu obstetra para receitar antiácidos ou outros medicamentos contra a azia e que não seja contra – indicado as gestantes.