Logo no comecinho, ainda por volta de três semanas de gestação, as primeiras células do sistema nervoso se diferenciam, formando as estruturas que darão origem ao cérebro e à medula do seu filho. Por volta da sexta semana, sangue, veias, artéria e o coração estão prontos. Músculos e cartilagem surgem e ficam aptos a crescer a partir da oitava semana.
E com 12 semanas, todos os demais órgãos aparecem , se desenvolvendo – rins, pulmões, fígado…
Tudo, a partir daí, só precisará crescer e amadurecer.
Sabemos, hoje, que os talentos e habilidades apresentadas pelo bebê começam a se desenvolver muito antes dele nascer. Diversos estudos têm evidenciado que o embrião é um ser inteligente e muito mais complexo do que nós imaginávamos.

5 semana – Na 5ª SEMANA de gestação, seu sistema nervoso começa a se formar e começam a despontar pernas e braços. Surgem, pela primeira vez, movimentos bruscos.
Até a 5ª SEMANA de gestação, sua nutrição é feita através da Vesícula Vitelina.À partir do momento em que o cordão aparece (em torno da 12ª semana), a vesícula vitelínica desaparece. Na quinta semana, ela mede cerca de 3 mm de diâmetro.
Ao completar a 5 SEMANA de gestação, há junção dos vasos do embrião com os vasos da placenta em formação, sendo o início da chamada circulação umbilical (feto-placentária).
A placenta será formada por tecidos maternos e fetais (sendo um órgão misto) e será a responsável final pelas trocas entre a mãe e o bebê.
Se a mulher apresentar muita cólica ou intensa dor pélvica mais de um dos lados do corpo, deverá entrar em contato com o médico para que ele solicite um ultrassom, para verificar se o embrião está dentro do útero ou se é uma gravidez ectópica.
Nesse período nem sempre dá para ver o embrião, mas isto não significa necessariamente que não está grávida, pode ser que esteja com menos semanas, e ele ainda seja muito pequeno para ser visto na ultrassonografia.
Durante o desenvolvimento do feto com 6 semanas de gestação pode-se observar que apesar do embrião ser muito pequeno, se desenvolve muito rápido. O ritmo cardíaco é mais facilmente observado num ultrassom, mas a circulação sanguínea é muito básica, com o tubo que forma o coração enviando sangue para o comprimento do corpo.
É também possível distinguir cada vez melhor os brotos que correspondem aos braços e às pernas.
De uma forma surpreendente, seu pequeno coração bate num ritmo inacreditável, chegando aos 150 batimentos por minutos, apesar de ainda não ser possível de ouvir.
Os pulmões vão demorar quase toda a gravidez para estarem devidamente formados, mas nesta semana, começa seu desenvolvimento.
Um pequeno rebento de pulmão surge dentre o esôfago e a boca do bebê, formando a traqueia que se divide em duas ramificações que vão formar os pulmões direito e esquerdo. Seu tamanho é de aproximadamente 4 milímetros
