A partir da 16ª SEMANA, os movimentos do feto aumentam, o que é importante para o desenvolvimento dos seus músculos e ossos. Suas feições estão bem definidas e pode-se identificar o sexo do bebê nos exames de ultra-sonografia.


Seus órgãos e sistemas continuam em desenvolvimento!
Ao final da 16ª SEMANA, seu bebê medirá por volta de11cm.
Entre 16 e 18 SEMANAS, além de começar a fazer caretas, levantar as sobrancelhas e coçar a cabeça, ele começa a desenvolver o sentido do paladar.



Com 19 e 20 SEMANAS seus movimentos começam a ficar mais coordenados, contrastando com os movimentos iniciais que eram reflexos mais primitivos. É capaz de ficar ereto e impulsionar o corpinho para frente. Seu cérebro pesa cerca de 90g. Aparecem os primeiros fios de cabelo. Inicia-se a formação do vernixcaseoso
que é uma camada de gordura que reveste externamente o feto. Esta capa de gordura tem a função de proteger sua pele num ambiente aquático. Nesta fase o feto já pesa cerca de 300g

Com 21 a 24 SEMANAS, o feto já apresenta um desenvolvimento quase completo do seu aparelho auditivo, já podendo identificar sons internos e externos. Por esse motivo, tudo que é falado ou tocado para o bebê a partir dessa semana pode ser identificado e memorizado por ele. Pode até se interessar por alguns estilos musicais.
Este é o período mais indicado e apropriado para a realização da Ultrassonografia Morfológica, que avalia a morfologia fetal (do bebê), bem como seu crescimento , a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária. É extremamente importante ressaltar que esse exame não consegue identificar 100% das malformações fetais existentes, porém ele rastreia uma grande parte das possíveis alterações.
Na 24ª SEMANA seu bebê pesará cerca de 600g.
Com 25 SEMANAS, seu bebê está pesando, em média, 800g e as suas chances, a partir de então, caso haja um parto prematuro, começam a existir, dependendo do suporte que lhe for oferecido.

